quarta-feira, 3 de junho de 2009

Baden Powell & Vinícius de Moraes - Os Afro-Sambas - 1968



“Os Afro-sambas”, de Baden Powell e Vinícius de Morais, são um divisor de águas na história da música brasileira. Em pleno auge da Bossa-Nova, Baden e Vinícius interessaram-se pela musicalidade afro-brasileira e mergulharam de cabeça nessa cultura, indo buscar ritmos, sonoridades e motes em terreiros de candomblé da Bahia. O resultado desta “pesquisa” foram os belos “afro-sambas” – denominação dada pela própria dupla ao conjunto de composições –, produzidos todos em parceria em 1962, mas só gravados em 1966.


Para gravar o disco, Baden e Vinícius convidaram o Quarteto em Cy (recém formado e apadrinhado pelo poetinha) e vários músicos conhecedores de ritmos do candomblé. Além desses músicos, também participaram das gravações vários amigos dos autores, que formaram um coro “amador”, a fim de dar uma ambientação rústica às músicas. O violão de Baden, tocado de maneira bastante singular, com simplicidade, guia toda a base, inclusive a percussão, e vem reforçar esse clima de terreiro de candomblé, simples e espontâneo. Os arranjos de metais e de coro são de Guerra-Peixe, que assimilou muito bem a proposta de espontaneidade e rusticidade do álbum.


Depois desta incursão dos dois compositores nessa temática da cultura afro-brasileira, que, de certo modo, estava um pouco posta de lado na década de 1960 – apesar da sua grande importância para toda a música brasileira –, vários outros músicos passaram a se interessar também por essa musicalidade, tão rica e diversificada. A própria Bossa-Nova, música feita mais por brancos do que por negros, sofreu uma forte influência dessa forma de música ancestral que Baden e Vinícius resgataram com seus afro-sambas.


Várias músicas deste disco tornaram-se verdadeiros clássicos da MPB e são regravadas por inúmeros músicos e cantores até os dias de hoje. São exemplos: “Canto de Ossanha”, “Canto de Xangô”, “Tempo de amor” e “Tristeza e Solidão” (nesse sentido, vale destacar aqui o belo registro que a cantora Mônica Salmaso e o violonista Paulo Belinatti fizeram dos afro-sambas em 1995).


Assim, “Os Afro-Sambas” é um álbum verdadeiramente antológico; sem dúvida, um dos que exerceram maior influência em músicos de várias gerações, merecendo grande destaque na história da MPB.


(Denisson Ventura)

Faixa a faixa:

1 - Canto De Ossanha

2 - Canto De Xangô

3 – Bocoché

4 - Canto De Iemanjá

5 - Tempo De Amor

6 - Canto Do Caboclo Pedra Preta

7 - Tristeza E Solidão

8 - Lamento De Exu


http://www.megaupload.com/?d=8XL9O921
Tamanho do arquivo: 29.17 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário