sábado, 13 de junho de 2009

Quarteto Novo - Quarteto Novo - 1967




Quarteto Novo, de 1967, é o primeiro e único disco do quarteto homônimo, formado por Théo de Barros (violão e contrabaixo), Airto Moreira (bateria e percussão), Heraldo do Monte (violas e guitarra) e Hermeto Pascoal (piano e flauta). É, sem dúvida alguma, um dos discos mais importantes da história da música popular brasileira, pois trouxe importantes inovações, sobretudo para a música instrumental, que na época do surgimento do conjunto (que nasceu como Trio Novo, ainda sem Hermeto), encontrava-se muito fechada em preconceitos e resumia-se, basicamente, aos trios de bossa-nova e conjuntos de samba-jazz.


Nesse sentido, a maior importância do Quarteto Novo está em sua concepção musical, em especial na parte de arranjos e improvisações. Todos os conjuntos instrumentais da década de 1960 (a maioria, trios e quartetos) tinham mais ou menos a mesma concepção musical, isto é, baseavam-se em estruturas e fraseados jazzísticos para as improvisações, em detrimento de uma forma mais brasileira de improvisar. O Quarteto Novo mudou isto, introduzindo uma maneira peculiar e bem brasileira de improvisar e de fazer arranjos. Também contribuiu para romper preconceitos que existiam com relação à música regional, sobretudo a nordestina.


A música nordestina, aliás, é a referência mais forte nesse álbum. É a partir da estrutura de gêneros musicais nordestinos, como o baião, o xaxado, a moda de viola, entre outros que os músicos do quarteto inventaram uma nova forma de arranjar os temas e de improvisar sobre eles, ou seja, criaram uma nova linguagem musical, própria, diversa e exuberante.


Além dessa mudança de paradigma em termos de arranjos e improvisações, o Quarteto Novo trouxe uma representativa inovação em sua própria formação instrumental, que, além do piano, da bateria e do contrabaixo, contava também com a flauta, a guitarra, o violão, a viola e a percussão, todos esses instrumentos tocados de modo sobremaneira novo, peculiar e virtuosístico.


Infelizmente, o Quarteto Novo durou apenas dois anos, dissolvendo-se em 1969. Mas sua passagem meteórica deixou um rastro de inovação e originalidade que marcou definitivamente a história da MPB, colaborando, desse modo, para sua evolução e consolidação como uma das músicas mais fortes e influentes do mundo.



(Denisson Ventura)


2 Fica mal com Deus
4 Algodão
5 Canta Maria
6 Síntese
8 Vim de Sant'Ana

http://rapidshare.com/files/89260045/UQT1967_Quarteto_Novo.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário