quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Jorge Ben - Samba Esquema Novo - 1963

Artista de grande verve popular e, ao mesmo tempo, bastante inventivo e sofisticado, Jorge Bem conquistou uma legião de admiradores e de seguidores desde este seu primeiro trabalho fonográfico, cujo título já apontava para a renovação estética que o cantor e compositor promoveria na música popular brasileira.

Mesclando influências, à época, aparentemente improváveis de se fundirem, como o samba dos morros e a música negra americana – inclusive o rock’n roll –, (além do jazz), Jorge Ben forjou um novo estilo de música, que precederia toda a chamada black music brasileira (que, com Tim Maia, na década de 1970, chegaria ao seu apogeu).

Jorge Ben classificou sua música inclassificável de “samba esquema novo” ou "sambalanço". Outros a chamariam mais tarde de samba-rock. Mas o fato é que a sua música, rica das mais diversas influências e independentemente de qualquer classificação, logo chamou a atenção dos artistas mais comprometidos com a renovação da música brasileira. E, por ter forte apelo popular (no melhor sentido), também atraiu a atenção do público em geral e, assim, seu primeiro disco foi um grande êxito de crítica e de público – apesar dos críticos mais conservadores, como é de praxe, verem na música de Jorge Ben uma “modernidade excessiva” e pouca “brasilidade”.

Para gravar este seu primeiro álbum, Jorge Ben contou com um grupo de jazz, o Meireles e os Copa 5 (apontado por especialistas como o primeiro grupo de samba-jazz surgido no Brasil). A escolha desse grupo para acompanha-lo na gravação de seu primeiro disco deveu-se à dificuldade que Jorge teve de encontrar músicos que entendessem (ou aceitassem) a sua musicalidade singular e nova: sambistas recusavam-se a tocar em compasso quaternário e roqueiros não tinham balanço suficiente para levar o suingue da nova música.

Desse modo, Jorge Ben encontrou na concepção livre do já mencionado grupo de jazz a adequação perfeita para acompanhá-lo na gravação de seu primeiro álbum. Álbum este que refletia um maior intercâmbio entre a música negra brasileira e a música negra americana e efletia um maior intercpop da ma levar o suingue e nova: de samba-jazz surgido no Brasil).abriria caminho para a renovação de uma vertente mais pop da música popular brasileira.


(Denisson Ventura)


Tamanho do arquivo: 35.83 MB

2 comentários:

  1. Adorei o post e a recomendação. Estou curtindo o som do Ben agora. Super curti =* meninos

    ResponderExcluir